Dificuldades e desafios para começar um e-commerce

Dificuldades e desafios para começar um e-commerce

Começando um E-commerce

Começar um e-commerce é um grande desafio para a maioria de novos empreendedores. A grande maioria desiste logo no começo.

O potencial de um e-commerce é muito grande. Você pode vender para uma região, o país inteiro, ou até o mundo inteiro. Depende do seu público alvo e produto.

De modo geral existem 2 grandes obstáculos: custo e logística.

Custo

Pela facilidade de acesso a internet, geralmente pequenos empreendedores pensam que será mais barato montar um negócio online do que uma loja física.

Em parte isso é verdade, montar uma loja online pode ser mais barato. O fato de não ter que alugar um espaço físico e ter uma quantidade de funcionários menor facilita isso.

Mas muitas pessoas não sabem dos custos por trás de uma loja online. Uma loja online, apesar de ser mais “fácil” de montar

São alguns deles:

  • Manutenção e desenvolvimento do site
  • Hospedagem e domínio do site
  • Aceitar trocas e devoluções sem custo (pela lei do consumidor)
  • Custos de intermediação de pagamento (gateways de pagamento)
  • Impostos, taxas
  • Marketing e divulgação

De cara muitos pequenos empreendedores acabam se assustando com o valor de criação de uma loja, e esse é o principal motivo para desistência inicial. Isso se deve ao fato desse custo geralmente ser desconsiderado pelas pessoas. O custo do site deve ser considerado também dentro da margem dos produtos, assim como o aluguel e uma loja física é considerado em vendas presenciais.

O último item, Marketing e Divulgação é o mais importante e praticamente desconhecido para muitos que estão iniciando. O fato de você não ter uma loja física quer dizer que a loja precisa de visitantes de alguma forma. Quem não tem muito conhecimento do mercado online acha que fazer um site é sinônimo dele aparecer no Google, ou que com um pouco de esforço ele se posiciona bem. Isso era verdade em 2010, com um pouco de esforço era mais fácil ter um posicionamento bom nas pesquisas. Mas atualmente você está competindo no Google com empresas bilionárias como a Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Americanas, etc. Essas empresas querem o primeiro lugar nas pesquisas do Google tanto quanto você, e estão dispostas a gastar muito mais dinheiro por isso.

Ou seja, organicamente existe tem uma desvantagem na loja online em relação a física. Você vai precisar de outros meios para começar a ter visitantes, que em sua grande maioria hoje são os pagos. Uma loja física com uma boa localização possui visitas sem gastos com propaganda na televisão ou algo do tipo. O mesmo vale para sites, porém a competição geralmente é maior no mundo online.  

Fontes de tráfego:

Fontes orgânicas:

  • Google (sem anúncios)
  • Redes sociais (Instagram, Facebook)
  • Blog

Fontes pagas:

  • Google Ads (pago)
  • Anúncios no Instagram e Facebook
  • Posts patrocinados de influencers e blogs maiores
  • Outras redes de anúncios

Logística

Muitos empreendedores também não estão cientes da parte de logística. O fato de você vender online não quer dizer que você pode passar o tempo todo na frente do computador, ou fabricando produtos. Uma loja online, assim como uma física, precisa de uma linha de produção bem definida ou um estoque bem gerenciado. Isso quer dizer que você não pode ter um produto vendendo em loja física e online simultaneamente se não controlar o estoque pelo mesmo sistema. Se a loja física faz a venda do último item em estoque de um produto, e logo depois é feita uma venda online do mesmo produto, se os estoques não estiverem sincronizados você pode ter uma grande dor de cabeça.

Além disso você tem o custo de levar (ou da busca) da mercadoria até o centro de distribuição para a entrega.

Outros fatores

Lojas online podem ser mais suscetíveis a reclamações, visto que essas ficam abertas ao público para ler, então muito cuidado com o atendimento, qualidade dos produtos e pós-venda.

Lojas online podem ser muito lucrativas, mas é necessário ter o comprometimento como se fosse uma loja física.

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